Páginas

6 de fevereiro de 2010

Mais um post copiado*

*com a devida autorização da autora, claro!

Gosto muito do blog Café Society escrito pela Sissi. Pasmem: é um blog que fala sobre civilidade e boas maneiras. Phyno, não? A leitura é tão leve e instrutiva que vale a pena uma visita.

A Sissi achou um Anuário das Senhoras perdido nas estantes de sua vó e, como boa pesquisadora que deve ser, começou a lê-los (são vários) e o post que ela escreveu sobre uim artigo achado no tal anuário de 1941, me deu o que pensar.

Não vou discutir valores, nem dar minha opinião...até porque, pra certas coisas, mudo de opinião muito rápido. Então não tenho vocação pra Joana D'Arc pra saír por aí defendendo bandeiras. Então é só pra ler e pensar...se quiser também, né?

" No Anuário das Senhoras do ano de 1941 tem um artigo que é demais, são conselhos de Joan Crawford sobre glamour. São 18 máximas que transcrevo abaixo:
 
1- Quando planejar a mudança de seu estilo de maquiagem faça os primeiros ensaios na intimidade de seu boudoir. Estude o novo estilo, aprenda a viver com ele, antes de apresentá-lo em público.

2- A uma toillette simples, adicione sempre um complemento original, inesperado, uma jóia rara, um chapéu deslumbrante. Notem que eu disse um só toque. Isto dará aos que a rodeiam a sua platéia algo para ser lembrada.

3- Evite sapatos de salto baixo se a sua finalidade é impressionar bem um homem - seja ele o possível namorado ou o futuro patrão. Apesar da admiração verbal que expressam pelos sapatos sensíveis os homens preferem saltos altos.

4- Aprenda a ouvir música fina. Não se trata de pedatismo. Você nunca deve ser exibicionista em matéria de cultura. Mas a boa música dar-lhe-a prazer, satisfação e isto refletirá em sua personalidade.

5- Nunca se esqueça - há uma diferença entre o que os homens admiram de passagem e o que eles preferem regularmente - em particular no que se refere a cabelos muito pintados, vestidos demasiadamente excêntricos, maquiagem excessiva.

6 - Quando os homens dizem que gostam de tailleurs para as mulheres não se referem a trajes severos ou masculinos. Eles apenas não gostam de vestidos complicados que combinam rendas, fitas, vidrilhos e outos ornamentos de árvore de Natal.

7 - Leia pelo menos um livro por mês. De preferência um livor que não lhe seja muito atraente. Depois de uma boa dose desta dieta você estará preparada para saber o que prefere. Chamo a este método treino literário. Ele disciplina o espírito e aperfeiçoa a palestra.

8 - Não seja a cópia exata de outra pessoa, seja ela a pequena que mora ao lado ou uma estrela de cinema. Seu namorado também pode apreciá-la, mas a você que ele leva a passear.

9 - Não imite marcas registradas - as sobrancelhas de Dietrich, a esbelteza de Lombard, meus lábios. Exceto no caso de você se parecer muito com uma de nós, a sua imitação terá resultado negativo.

10 - Lembre-se que os ouvidos dos outros são sensíveis a sapatos que chiam, braceletes barulhentos, a constantes espirros. Procure não irritar as pessoas a seu redor, com ruídos tão aborrecidos.

11 - Use somente os vestidos que a favorecem . Um vestido impróprio a seu tipo, pode transformá-la em um espantalho. Numa toillette feliz, mesmo simples, você pode sentir-se tão chic quanto a duquesa de Windsor.

12 - Diga a verdade - conselho que deve ter ouvido desde os dias da infância. É muito mais simples. E você nunca precisará lembrar-se do que disse antes.

13 - Salvo se tem a certeza de sua habilidade em escolher o que é bonito e de bom gosto, evite os chapéus exagerados, extravagantes, jardins suspensos ou viveiros. Por causa deles, homens ficam de mal humor e sentem o que dizem.

14 - Cuidado para não tagarelar demais, seja com o patrão ou o namorado. Ele ficará aborrecido e não impressionado. No seu emprego responda a todas as perguntas com simplicidade.

15 - Escolha as roupas mais simples, não somente por motivos econômicos, mas porque são as mais elegantes. Vestidos muito enfeitados são desastrosos e sempre revelam mal gosto.

16 - Não procure ser sophisticated. Uma pessoa antes dos 20 anos jamais é sophisticated - e se o é, deve esconder essa inclinação do temperamento. A era da pequena que vive praguejando e que conta anedotas picantes já passou.

17 - Grave um disco da própria voz. Há muito progresso nesse sentido e as gravações são baratas. E depois de escutar sua voz como as outras pessoas escutam aposto que você tomará prudência estudando dicção, controlando a tonalidade, etc...

18 - Nunca fale mal de outros - homem ou mulher. Casos, comentários, mexericos são inofensivos e divertidos, mas não quando ferem alguém. Falar de outos pelas costas é desleal. Os homens escutarão, alguns mesmo acharão graça nas palavras espirituosas dos comentários mais cruéis. Entretanto, não pensem que ficarão gostando mais de você, por causa disto...

Vejam só, são muitos os conselhos, dá talvez até preguiça de ler, mas é muito divertido.

E no final das contas a busca do glamour parece muito mais uma estratégia de conquista, de conselhos para atrair os homens... "

Nenhum comentário: