Páginas

8 de março de 2010

Feliz dia das mulheres (ou não?)

Mandei este e-mail para minhas amigas hoje e divido com vocês aqui.
 
Em tempos de Big Brother, onde as mulheres dançam em cima dos homens, tiram a roupa em rede nacional e medem suas qualidades em "mililitros" e ainda assim são chamadas de guerreiras, me pergunto se hoje é um feliz dia da mulher mesmo.
 
Calma lá! Não quero aqui incitar um falso moralismo; também tenho minhas vaidades, também sou despudorada quando o momento pede e o local é apropriado, também finjo TPM para me desculpar de um fora, também falo palavrão e coisas fúteis...essas são boas prerrogativas de sermos mulheres. Mas fico pensando se não fomos reduzidas a isso...
 
Ah! Lembrei de uns bons motivos para comemorar o dia das mulheres (ufa! Já estava quase deprimindo!):
  • Tarsila do Amaral (1886-1973) - Pintora e desenhista modernista
  • Dra. Nise da Silveira (1906-1999) - Psiquiatra, aluna de Jung, fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente
  • Rachel de Queiroz (1910-2003) - Primeira mulher na academia brasileira de letras
  • Maria Lenk (1915-2007) - Primeira sula americana a competir em olimpíadas
  • Maria Clara Machado (1921-2001) - Escritora e dramaturga, fundadora da escola de teatro Tablado
  • Zilda Arns (1934-2010) – Fundadora e coordenadora da Pastoral da criança
  • Marta Vieira da Silva (1986) – Melhor jogadora de futebol do mundo de 2006, 2007, 2008 e 2009
  • Tania (1955) – Minha mãe, psicóloga, chefe de família, ensinou valores morais a mim e a minha irmã, nos deu carinho, nos diverte, trabalha e faz trabalhos sociais.
  • Juliana (1983) – Minha irmã, médica, veio de uma família que passou pela pobreza, classe média baixa, estudou em locais públicos desde o segundo grau, cursou medicina em uma das melhores faculdades públicas do país, passou em várias residências e escolheu a pediatria a despeito daqueles que dizem que ela vai trabalhar muito e ganhar pouco.
  • Janaína (1980) – eu (hehe), Física, ralei pra terminar uma faculdade masculina e machista, tenho 3 empregos, trabalho quase 12 horas por dia, ganhei o maior prêmio de minha área aos 27 anos de idade, ainda sou esposa e dona de um cachorro bagunceiro.
  • Você – Parabéns e obrigada por sempre me dar motivos para continuar comemorando este dia.

“Porque nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda. Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem.” (Rita Lee)

Nenhum comentário: