Páginas

6 de janeiro de 2011

Autosabotagem

Com o auxílio luxuoso de minha terapeuta, fiz meu balanço de 2010 e previsões para 2011 e percebi (ufa! finalmente) que eu me "autosacaneei" o ano inteirinho. Com a dieta, com minhas vontades, com meu trabalho....ui que raiva ao perceber que fui capaz de fazer isso contra mim!!

Comecei a identificar quais as situações propícias para a sabotagem e como (e quando) eu deveria interferir para impedir que elas acontecessem. Sabe o que vi? Todas as vezes que me sacaneei foram em momentos ultra simples em que estava com a autoestima lá no dedão do pé e tudo por besteira minha. A censura estava em mim e não nos outros....que saco!

Comecei a ler sobre isso (sim, eu não sou a única a me autosabotar) e achei esta matéria na revista Super Simples. Coloco aqui um trechinho bem legal:

" Já em 1916, Freud assina um artigo com um título instigante: “Os que fracassam ao triunfar”. Ou seja, o pessoal que sofre e morre de medo quando a existência traz satisfação e que fica feliz da vida quando ela não dá certo. No texto, o criador da psicanálise vai direto ao ponto: por algumas razões complicadas, e ele disseca todas elas, alguns indivíduos têm problemas em usufruir plenamente a satisfação de um desejo. Conseguir realizá-lo só traz angústia e ansiedade a eles, porque essa concretização vai contra algumas de suas crenças primordiais, entre elas a de que podem ter o direito de sentir felicidade atendendo aos seus desejos. Essas pessoas pode ter nas mãos todas as condições para aproveitar a vida ao máximo, mas elas talvez prefiram não fazê-lo. É uma espécie de medo de ser feliz.
Por sua vez, o receio da satisfação traz um conflito. O monólogo interno desse embate poderia ser: “E se eu gostar? E se for feliz? E se der certo? Ai, que medo. Talvez aí eu tenha de mudar. Mas é tão bom fazer tudo da mesma maneira, tá tudo tão certinho, para que arriscar?” Uma parte de mim, é claro, quer realizar esse desejo. É a mais consciente, talvez a mais salutar, a que vê que as coisas não estão tão bem assim e que já há muito tempo precisavam ser mudadas. Outra metade de mim não quer, por culpa, covardia, raiva, desejo de vingança (contra os pais) ou acomodação. Essa parte é geralmente inconsciente e reprimida. Mas está lá. Inicia-se então um jogo de forças entre a parte consciente e inconsciente do ego, entre desejo e pressão social. Como em tudo, quem for mais forte ganha."

Bom, da minha listinha de 16 itens para 2011, já comecei 4. Bem mais do que fiz em todo 2010!

Um comentário:

Beth disse...

Parabéns. Foi bom refletir, foi bom perceber o que estava fazendo a si mesma. Mas não precisa ficar com raiva, ué, o negócio é agora ficar espertinha para não repetir a dose do que faz mal.
Parabéns também por já ter cumprido parte do que se programou, e o ano mal começou!
Eu também já fiz 3 coisas esta semana que estava postergando. Mas nem me pergunte quantas eu tenho pra fazer, é muita coisa. Mas já andei.
Feirinha no Centro? Onde? Onde? Aquela que eu falei não rolou mais, os lojistas da área entram na justiça, suspendem a feira. Sei lá quem entra na justiça, a feira volta. E fica nesta pu...eta (estou fina, não vou falar palavrão hoje) e a gente sem a feira.
A gente se vê amanhã (6a feira) né?
Beijo